88 Não!

88NÃO! Punk Rock de Subúrbio Banda originaria do Bairro Sonia Maria, subúrbio de Mauá, embora desconhecido por muitos, é um grande celeiro musical e cultural do Grande ABC. Teve seu inicio no final em 2000, Daniel após deixar o Subviventes convida Jose, Argentino Ex-Integrante da histórica banda argentina Argies e que vivia no mesmo bairro a começar um novo projeto. Nascia assim o 88NÃO!.

Em 2003 sai o primeiro disco, “Quanta Cerveja” título retirado da faixa com o mesmo nome, que é uma versão da banda argentina Attaque77, ainda conta com versões de Kortatu e Garotos Podres, além de outras gravações acumuladas desde o começo da banda até ali, com suas diversas formações, algo sempre corriqueiro na história do 88não, o disco ainda tem participações de grandes amigos das bandas Muerte Lenta e Argies em algumas músicas. Ainda na tour desse disco em 2004 Daniel convida seu filho Nicolas para entrar na banda como guitarrista. Com uma formação mais estabelecida na época, gravam o segundo disco em 2005 “Amizade, Lealdade e Igualdade”, um disco com 19 músicas + uma escondida, algo bem raro de se acontecer nas bandas da cena punk/hardcore brasileira pela quantidade de músicas.

Diversas novas composições do mais puro punk 77 fazem parte desse material, além de já introduzir algo de Street Punk, como em “Beber” que conta com a participação de Arthur do Flicts. Aliás, um grande destaque desse disco são as participações, Hóspede (Ex-Dead Fish) toca em “Em Vão” Fred (Ex- Inocentes) e Anselmo (Inocentes) em “Humildes”. Fabiano (Blind Pigs) em “Amizade, Lealdade e Igualdade” e Mao (Garotos Podres) em “Outra Roda de Cerveja”. Com esse disco em mãos participam de 2 tours na argentina em 2005 e 2006 com Doble Fuerza, no mesmo período excursionam também com a banda argentina no Brasil, além de vários shows pelo ABC, capital de SP e interior. Em 2007 a banda passa por uma grande reformulação, trocando de vocalista e baixista, logo após isso lançam em 2008 um EP com 3 músicas intitulado “EP 2008”, e embarcam em outra tour com Doble fuerza. Porém como dito antes, mudanças na formação da banda sempre foi algo constante, e em 2010 Ludo entra no 88Não! e passa a tocar baixo e cantar, trazendo consigo uma grande bagagem vinda do hardcore melódico. A banda sofre ainda com mais mudanças até que em outubro de 2012 encontram finalmente o outro guitarrista, Fabio velho amigo da banda e que já havia feito shows antes, entra em definitivo fechando o time que se mantém até hoje. Entre o Natal e o Ano Novo de 2012 se inicia um longo processo da gravação 3º disco, que passou por várias etapas e diversos contratempos, até ser lançado agora em 2018 pela Lixo Discos. 3 Acordes é o mais novo disco do 88não!, o primeiro com as vozes principais de Ludo e Nicolas, mais agressivo, mais sério e mais maduro, esse disco sem dúvidas será um divisor de águas na banda. Como já é de praxe na discografia da banda, as versões não ficaram de fora, dessa vez 2 Minutos da Argentina e uma versão punk para “Time Perna de Pau” da clássica Demônios da Garoa. Além de músicas compostas nesse período entre 2006 e 2012, esse disco conta com composições de amigos que a banda fez até aqui, Ricardo Japinha do CPM22 (Sobrevivo), Mauro Tracco do Armada (Pouco me Sobrou e Canções de Amor), Federico Pertusi primeiro vocalista do Attaque 77 e Alyand do Dead Fish (Todos os Dias), este que inclusive tocou um período na banda e gravou o “EP2007”. Além da participação de Henrike (Armada) nas vozes em “Pouco me Sobrou”, Nado e Kira do (SkarrapatosKO), Rafael e Raôni (Nokaos) nos metais em “Espelho” e Junior (O Bardo e o Banjo) nos banjos em “Futebol de Várzea”. Com o disco lançado, o objetivo é tocar o máximo possível, e passar em meio a um mundo tão negativo, uma mensagem positiva, e de camaradagem, marca da banda desde seu início.

88NÃO! é:
Lucas Dorado: Voz e Baixo
Nicolas Miranda: Voz e Guitarra
Fabio Müller: Guitarra
Daniel Miranda: Bateria

Álbuns


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *