A Grande Trepada

Desde 1986 os primos Mauk e Eduardo Garcia vêm se divertindo a frente da Bigtrep mostrando em suas músicas não só a irreverência e vitalidade de suas duas principais influências: o rockabilly e o psychobilly, mas flertando com vários outros estilos que fizeram suas cabeças quando adolescentes. O resultado deste “cocktail” é um som calcado no passado sem cair no saudosismo, buscando uma sonoridade própria.

É possível escutarmos ecos dos velhos blues das décadas de 30 e 40 (Jonh Lee Hooker, Howlin’ Wolf,…); dos precursores do rock no Brasil da década de 50 (Albert Pavão, Tony Campello, Wilson Miranda, Demétrius, Luizinho e seus Dinamites,…); contribuições dos anos 60 com o rhythm’n’blues (Sam Cooke, Wilson Pickett,…), as 60’s garage bands (The Sonics, Trashmen, The Seeds,…) e a jovem guarda (Roberto e Erasmo Carlos, Eduardo Araújo,…) e do punk rock (The Clash, Eddie and the Hot Rods, The Damned, 999,… ).

Logo após seu primeiro show a banda foi informada que “A Grande Trepada” não poderia ser impresso nos respeitáveis jornais cariocas. Surgiu então o apelido “Bigtrep” para que pudesse aparecer na imprensa local. Hoje a banda atende tanto por um quanto por outro nome.

Fizeram sua estréia em disco em 1989 com três faixas no vinil “Devil Party”, 1ª coletânea de rockabilly/psychobilly do Brasil lançada pelo selo independente paulista Devil Discos. Em seguida fizeram um cassete demo com 30 faixas chamado “Rockabilly Voodoo” que logo depois foi regravado e lançado em cd pelo selo Polvo Discos do Rio de Janeiro. De lá pra cá gravaram mais dois cds distribuídos em shows: “Cachaça Beat” e “Meia-noite Insana”.

A banda já saiu em coletâneas na alemanha (“High Voltage” pelo selo Black Sky Germany) e Inglaterra (“Sympathy for the Devil” um Tributo aos Meteors do selo Racous Records).

Têm tocado em vários festivais pelo Brasil (Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia) e participaram do B.A. Stomp em Buenos Aires, Argentina.

A formação atual conta com:
Mauricio Garcia (Mauk) – Voz e guitarra
Eduardo Garcia (Eddie Bopper) – Voz e baixo acústico
Fernando Oliveira (Ollie888) – Bateria
Leandro Guimarães (LCarburator) – Guitarra

Álbuns


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *